Plano de Curso

 

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

PLANO DE DISCIPLINA

 

 

Disciplina: Pesquisa e análise de dados em educação

DocenteSRicardo Antonio Gonçalves Teixeira e José Paulo Pietrafesa

dia da semana: quinta-feira

Horário: das 8h às 12h (Brasil), das 13h às 17h (Moçambique)

OBSERVAÇÃO: a turma, em nível de mestrado ou doutorado, foi aberta para inscrição de estudantes de outros países para que participação de forma on-line, juntamente com a turma presencial.

 

ementa:

Pesquisa quantitativa, qualitativa e mista. Fontes primárias e secundárias de dados. Pesquisa documental, bibliográfica, experimental e de campo. Procedimentos e técnicas de coleta, organização e análise de dados: banco de dados, questionários, entrevistas, observações, formulários. Exposição de dados. Metodologias informacionais de apoio à pesquisa.

 

OBJETIVOS

Geral

Abordar temáticas relacionadas à área de pesquisa e produção de conhecimento científico, bem como proporcionar discussões e vivências acerca de métodos e técnicas de levantamento, organização, análise e exposição de dados de natureza quantitativa, qualitativa e mista.

 

Específicos

ü  Compreender a implicação ética em pesquisa;

ü  Conhecer diferentes fontes e bases de dados;

ü  Desenvolver competências em pesquisa, a partir de fontes secundárias e primárias de dados;

ü  Compartilhar experiências e vivências de campo;

ü  Sintetizar os resultados das investigações em produções de relatórios descritivos e analíticos e publicações científicas.

 

METODOLOGIA:

Pela característica de internacionalização, envolvendo estudantes de outros países, a disciplina foi pensada e organizada de forma a contemplar a participação de todos/as nas variadas atividades decorrentes da disciplina. Assim, as aulas serão conduzidas a partir de leituras, debates e discussões, rodas de conversa tendo como foco o aprofundamento teórico-metodológico acerca dos temas abordados e das práticas experienciadas e orientadas pelo constante diálogo e trocas. Serão utilizados como base de apoio às aulas recursos como blogs; plataformas digitais; softwares de aplicação. As atividades decorrentes da disciplina serão realizadas de forma individual e coletiva.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ü  Processos de investigação científica;

ü  Revisão da literatura e pesquisa sistemática;

ü  Bases de dados e bibliotecas virtuais;

ü  Uso de softwares de apoio a pesquisa;

ü  Estrutura, organização e vivências de campo;

ü  Produção de relatórios de pesquisa;

ü  Produção e divulgação de pesquisas.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICAS ENVOLVIDOS

Pesquisa e análise de dados secundários – exploração de plataformas digitais, de banco de dados, softwares, pacote estatístico e planilhas eletrônicas;

Pesquisa e análise de dados primários – trabalho em campo explorando estratégias de pesquisas, instrumentos de coleta e análise de dados qualiquantitativos.

 

PROGRAMAÇÃO

Unidade I

Modalidades de pesquisa científica

·       A construção do objeto da pesquisa

·       Pesquisa básica e aplicada

·       Pesquisa descritiva, exploratória e explicativa

·       Pesquisa quantitativa, qualitativa e mista

·       Fontes primárias e secundárias

·       Pesquisa documental, bibliográfica, experimental e de campo.

 

Unidade II

Perspectivas metodológicas

·       Cuidados na escolha do campo de pesquisa

·       Procedimentos éticos da pesquisa

·       Procedimentos e técnicas de coleta de dados – universo a ser pesquisado; amostra representativa ou não estatisticamente

·       Técnicas de elaboração, testes e aplicação de questionário/formulário

·       Procedimentos e técnicas de entrevistas: dirigida, padronizada ou estruturada, semi-dirigida, não padronizada ou não estruturada.

 

Unidade III

Perspectivas tecnológicas: metodologias informacionais de apoio à pesquisa

·       Explorar as potencialidades de planilhas eletrônicas como apoio e suporte à organização e tratamento dos dados

·       Utilizar softwares de apoio na elaboração de questionários, inserção de dados, análises dos resultados, produção de relatórios

·       Explorar diferentes recursos estatísticos de análise descritiva e inferencial de dados por meio de softwares/pacotes estatísticos disponíveis

·       Desenvolver análise de diferentes fontes (textos, fotos, áudios, vídeos), advindas do trabalho empírico e produção de relatórios com a utilização de softwares de análise de dados qualitativos não numéricos e não estruturados

 

AVALIAÇÃO:

 A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua e por meio de produção de materiais (registro de leituras, reflexões, artigos/ensaios e relatórios devidamente organizados em um portfólio individual) a serem entregues em datas e condições pré-estabelecidas. O conceito atribuído no âmbito da disciplina será composto a partir do seguinte critério: Avaliação = P + M + A, em que: P indica a qualidade de participação e envolvimento nas aulas;  M, a entrega de materiais, conforme critérios e A, a autoavaliação das participações nas atividades individuais e coletivas. Os valores e pesos atribuídos a cada variável será definido juntamente com os acadêmicos, cujo resultado será convertido em conceito de A (conceito máximo) a E (conceito mínimo), conforme critério do PPGE/FE/UFG.

 

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