UNIVERSIDADE
FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE
EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
PLANO DE DISCIPLINA
Disciplina: Pesquisa e análise
de dados em educação
DocenteS: Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira e José
Paulo Pietrafesa
dia da semana: quinta-feira
Horário: das 8h às 12h (Brasil), das 13h às 17h (Moçambique)
OBSERVAÇÃO: a turma, em nível de mestrado ou doutorado, foi aberta para inscrição de estudantes de outros países para que participação de forma on-line, juntamente com a turma presencial.
ementa:
Pesquisa
quantitativa, qualitativa e mista. Fontes primárias e secundárias de dados.
Pesquisa documental, bibliográfica, experimental e de campo. Procedimentos e
técnicas de coleta, organização e análise de dados: banco de dados,
questionários, entrevistas, observações, formulários. Exposição de dados.
Metodologias informacionais de apoio à pesquisa.
OBJETIVOS
Geral
Abordar
temáticas relacionadas à área de pesquisa e produção de conhecimento
científico, bem como proporcionar discussões e vivências acerca de métodos e
técnicas de levantamento, organização, análise e exposição de dados de natureza
quantitativa, qualitativa e mista.
Específicos
ü Compreender a implicação ética em pesquisa;
ü Conhecer diferentes fontes e bases de dados;
ü Desenvolver competências em pesquisa, a partir de fontes secundárias e primárias de dados;
ü Compartilhar experiências e vivências de campo;
ü Sintetizar os resultados das investigações em produções de relatórios descritivos e analíticos e publicações científicas.
METODOLOGIA:
Pela característica de internacionalização, envolvendo estudantes de
outros países, a disciplina foi pensada e organizada de forma a contemplar a
participação de todos/as nas variadas atividades decorrentes da disciplina.
Assim, as aulas serão conduzidas a partir de leituras, debates e discussões,
rodas de conversa tendo como foco o aprofundamento teórico-metodológico acerca
dos temas abordados e das práticas experienciadas e orientadas pelo constante
diálogo e trocas. Serão utilizados como base de apoio às aulas recursos como
blogs; plataformas digitais; softwares de aplicação. As atividades decorrentes
da disciplina serão realizadas de forma individual e coletiva.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
ü Processos de investigação
científica;
ü Revisão da literatura e pesquisa
sistemática;
ü Bases de dados e bibliotecas
virtuais;
ü Uso de softwares de apoio a
pesquisa;
ü Estrutura, organização e
vivências de campo;
ü Produção de relatórios de
pesquisa;
ü
Produção e divulgação de pesquisas.
CENÁRIOS
DE PRÁTICAS ENVOLVIDOS
Pesquisa e análise de dados secundários – exploração de plataformas
digitais, de banco de dados, softwares, pacote estatístico e planilhas
eletrônicas;
Pesquisa e análise de dados primários – trabalho em campo explorando
estratégias de pesquisas, instrumentos de coleta e análise de dados
qualiquantitativos.
PROGRAMAÇÃO
Unidade I
Modalidades
de pesquisa científica
· A construção do objeto da
pesquisa
· Pesquisa básica e aplicada
· Pesquisa descritiva, exploratória
e explicativa
· Pesquisa quantitativa,
qualitativa e mista
· Fontes primárias e secundárias
· Pesquisa documental,
bibliográfica, experimental e de campo.
Unidade II
Perspectivas
metodológicas
· Cuidados na escolha do campo de
pesquisa
· Procedimentos éticos da pesquisa
· Procedimentos e técnicas de
coleta de dados – universo a ser pesquisado; amostra representativa ou não
estatisticamente
· Técnicas de elaboração, testes e
aplicação de questionário/formulário
· Procedimentos e técnicas de
entrevistas: dirigida, padronizada ou estruturada, semi-dirigida, não
padronizada ou não estruturada.
Unidade
III
Perspectivas
tecnológicas: metodologias informacionais de apoio à pesquisa
· Explorar as potencialidades de
planilhas eletrônicas como apoio e suporte à organização e tratamento dos dados
· Utilizar softwares de apoio na
elaboração de questionários, inserção de dados, análises dos resultados,
produção de relatórios
· Explorar diferentes recursos
estatísticos de análise descritiva e inferencial de dados por meio de
softwares/pacotes estatísticos disponíveis
· Desenvolver análise de diferentes
fontes (textos, fotos, áudios, vídeos), advindas do trabalho empírico e
produção de relatórios com a utilização de softwares de análise de dados
qualitativos não numéricos e não estruturados
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua e por meio de produção de materiais (registro de leituras, reflexões, artigos/ensaios e relatórios devidamente organizados em um portfólio individual) a serem entregues em datas e condições pré-estabelecidas. O conceito atribuído no âmbito da disciplina será composto a partir do seguinte critério: Avaliação = P + M + A, em que: P indica a qualidade de participação e envolvimento nas aulas; M, a entrega de materiais, conforme critérios e A, a autoavaliação das participações nas atividades individuais e coletivas. Os valores e pesos atribuídos a cada variável será definido juntamente com os acadêmicos, cujo resultado será convertido em conceito de A (conceito máximo) a E (conceito mínimo), conforme critério do PPGE/FE/UFG.
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