quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Primeiro Encontro - 29/08/2024


Prezados/as estudantes,

Foi um prazer tê-los/as em nossa primeira aula (29/08/2024). Na disciplina, temos a grata e plena satisfação de contar com a presença (em formato on-line) de nossos/as queridos/as estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, devidamente matriculados/as em nosso Programa de Pós-Graduação da UFG e concomitantemente no Programa de Pós-Graduação da UEM. Lembro aos/às estudantes de Moçambique que utilizaremos o seguinte link para todas as aulas on-line, via Google Meet: https://meet.google.com/pzy-bajc-uqc

Sobre nossa aula, no primeiro momento, dialogamos sobre o plano da disciplina, que se encontra neste blog, na aba "Plano de Curso".  No segundo momento apresentamos a estrutura da educação no Brasil e contamos com o auxílio dos/as estudantes da UEM que expuseram a referida estrutura em Moçambique. Também falamos sobre os produtos do mestrado e doutorado, sobre o ato de pesquisa, além da organização do trabalho monográfico.

Segue a apresentação utilizada na aula de hoje que aborda a perspectiva da pesquisa. Possivelmente vamos retomar a apresentação para expor uma síntese dos procedimentos de invetigação.


Como atividade para o próximo encontro, propomos:
Leitura e registro de leitura dos capítulos 1 "(re)aprendendo o olhar"; 2 "pesquisa qualitativa em ciências sociais"; 3 "a escola de Chicago e a pesquisa qualitativa", da obra de Mírian Goldemberg "A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 
O registro de leitura pode ser compreendido como uma síntese da leitura, a partir do registro da obra [referência], do levantamento dos argumentos principais do texto, das discussões expostas e as principais considerações percebidas.
Os apontamentos serão discutidos no próximo encontro e comporá o nossos Portfolio da disciplina.

Para acessar a obra, clique no figura ou no link seguinte:

Imagem relacionada


Como sabem, a aula é apenas uma síntese, um recorte dirigido. Como estudantes, devemos buscar sempre aprofundarmos nos temas de interesse (em nosso caso, o interesse é coletivo).
O vídeo de Pedro Demo (abaixo) dialoga com várias ideias discutidas na aula. Conhecimento, multiconhecimento, ciência, poder; pesquisa qualitativa, quantitativa, mista; texto científico e autoria são temas debatidos pelo educador e pesquisador aposentado pela UnB.

Veja o vídeo clicando na figura abaixo.


Sobre o discurso de Boaventura de Sousa Santos, que apresenta o questionamento do modelo de ciência, do qual foi citado em sala, segue material que trata do assunto. Lembro que se trata de leitura não obrigatória, mas enriquecedora!


Por fim, vá na aba "Materiais Suplementares", neste blog, para acessar a obra "Escola de Chicago", de Alain Coulon.

Super abraços!

Ricardo
e Pietrafesa

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Boas vindas


Olá, queridas e queridos estudantes e pesquisadores/as!

Este espaço foi criado com muito carinho e cuidado para ser nosso "cantinho" de encontro, mesmo que virtual. A ideia é aprofundarmos os conteúdos explorados em aula e ir além, cada um conforme sua necessidade e interesse em aprender e se aprofundar. Para isso, disponibilizaremos materiais complementares e suplementares às discussões iniciadas em sala, além de atividades para serem realizadas antes, durante ou após as aulas. Também serão oferecidas leituras para aprofundamento e embasamento, além de postagens de documentos, links externos e outros recursos.

Gostaríamos de ressaltar que, além dos estudantes de outros países que estarão presencialmente conosco, teremos a rica presença de estudantes de Moçambique na disciplina, cuja participação se dará de forma on-line. Certamente, a diversidade de culturas, referenciais e experiências será uma marca importante e trará ganhos significativos para todos/as.

Como a proposta é construir uma disciplina em andamento, nos esforçaremos para disponibilizar todas as leituras em formato digital.

Também gostaríamos de enriquecer este espaço com fotografias, textos, vídeos, comentários e outros elementos, para criarmos um ambiente com conteúdos densos e profundos, mas também com leveza, sensibilidade, humor, colaboração e trabalho em equipe. Nesse sentido, para os poucos/as desavisados/as, aqui vai um importante conselho: é possível ter qualidade de vida mesmo durante a árdua tarefa de fazer ciência!

Esperamos, de verdade, que nossas aulas sejam instigantes, interessantes, provocadoras, descontraídas e divertidas. Que possam despertar amizades, parcerias e trabalho coletivo. Que, juntos, possamos contribuir para a construção de novos saberes.

Desejamos a todos e todas um ótimo semestre letivo e contem conosco sempre que precisarem!

😘

Ricardo e José Paulo Pietrafesa