Prezados/as estudantes,
Foi um prazer tê-los/as em nossa primeira aula (29/08/2024). Na disciplina, temos a grata e plena satisfação de contar com a presença (em formato on-line) de nossos/as queridos/as estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, devidamente matriculados/as em nosso Programa de Pós-Graduação da UFG e concomitantemente no Programa de Pós-Graduação da UEM. Lembro aos/às estudantes de Moçambique que utilizaremos o seguinte link para todas as aulas on-line, via Google Meet: https://meet.google.com/pzy- bajc-uqc
Sobre nossa aula, no primeiro momento, dialogamos sobre o plano da disciplina, que se encontra neste blog, na aba "Plano de Curso". No segundo momento apresentamos a estrutura da educação no Brasil e contamos com o auxílio dos/as estudantes da UEM que expuseram a referida estrutura em Moçambique. Também falamos sobre os produtos do mestrado e doutorado, sobre o ato de pesquisa, além da organização do trabalho monográfico.
Segue a apresentação utilizada na aula de hoje que aborda a perspectiva da pesquisa. Possivelmente vamos retomar a apresentação para expor uma síntese dos procedimentos de invetigação.
Como atividade para o próximo encontro, propomos:
Leitura e registro de leitura dos capítulos 1 "(re)aprendendo o olhar"; 2 "pesquisa qualitativa em ciências sociais"; 3 "a escola de Chicago e a pesquisa qualitativa", da obra de Mírian Goldemberg "A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais.
O registro de leitura pode ser compreendido como uma síntese da leitura, a partir do registro da obra [referência], do levantamento dos argumentos principais do texto, das discussões expostas e as principais considerações percebidas.
Os apontamentos serão discutidos no próximo encontro e comporá o nossos Portfolio da disciplina.
Para acessar a obra, clique no figura ou no link seguinte:
Como sabem, a aula é apenas uma síntese, um recorte dirigido. Como estudantes, devemos buscar sempre aprofundarmos nos temas de interesse (em nosso caso, o interesse é coletivo).
O vídeo de Pedro Demo (abaixo) dialoga com várias ideias discutidas na aula. Conhecimento, multiconhecimento, ciência, poder; pesquisa qualitativa, quantitativa, mista; texto científico e autoria são temas debatidos pelo educador e pesquisador aposentado pela UnB.
Veja o vídeo clicando na figura abaixo.
O vídeo de Pedro Demo (abaixo) dialoga com várias ideias discutidas na aula. Conhecimento, multiconhecimento, ciência, poder; pesquisa qualitativa, quantitativa, mista; texto científico e autoria são temas debatidos pelo educador e pesquisador aposentado pela UnB.
Veja o vídeo clicando na figura abaixo.
Sobre o discurso de Boaventura de Sousa Santos, que apresenta o questionamento do modelo de ciência, do qual foi citado em sala, segue material que trata do assunto. Lembro que se trata de leitura não obrigatória, mas enriquecedora!
Por fim, vá na aba "Materiais Suplementares", neste blog, para acessar a obra "Escola de Chicago", de Alain Coulon.
Super abraços!
Ricardo
e Pietrafesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário