quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Segundo encontro 05/09 - Acesso às bases de referência

Olá,

Em nosso segundo encontro (05/09/2024) conversamos sobre a leitura do livro da Mirian Goldenberg - A arte de pesquisar. Foi muito boa a discussão e a interação de vocês trouxe novos olhares.

No segundo momento da aula, organizamos a sala em oito grupos, com integrantes do nosso PPGE e estudantes de Moçambique, cursando mestrado ou doutorado na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique.

No terceiro momento da aula, iniciamos uma discussão sobre base ou bancos digitais de dissertações e teses, dentre os quais, exploramos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
Abordamos sobre o sistema booleano de buscas, adotandos os operadores AND, OR, NOT e os caracteres curingas: "", ( ), *, ? utilizados de forma isolada e combinada nos direcionando ao Scrip ou estratégia de busca.
Aprendemos sobre o sistema booleano de busca, a partir dos operadores: AND, OR, NOT, bem como itens de agrupamento, caracteres curingas: parênteses ( ) - para organização dos operadores booleanos, aspas " ", para composição de termos ou descritores compostos, além do (*) e interrogação (?).

Veja o link do endereço das bases de teses e dissertações trabalhados:

Catálogo de Teses e Dissertações da Capes: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/
Banco Digital de Teses e Dissertações: https://bdtd.ibict.br/vufind/


  • TEXTOS DE SUPORTE

Material 2:  Revisão narrativa e revisão sistemática

Material 3: Revisão sistemática - apresentação ppt

Material 4: Revisão integrativa

 

Para complementar a aula, segue outro material que aborda sobre as bases de dados de referências em educação e áreas afins. Basta clicar na figura ou no link para baixar o livro. Boa leitura!!!



O mais importante nesse momento é fazer uso dessas ferramentas no sentido de construir uma estratégia de busca que "dê conta" de encontrar materiais que dialoguem com seu tema e objeto de estudo.


No próximo encontro, vamos conversar sobre outras bases, seus achados, dúvidas e questões. Fica o convite...

IMPORTANTE:
Gostaria, por último, que providenciasse para o próximo encontro a instalação do software Mendeley para acompanhamento da aula. Você pode baixá-lo pelo sítio eletrônico: https://www.mendeley.com. Segue informações de apoio:

Para criar uma conta no Mendeley:
- Clique em “create a free accont” para criar uma conta, onde você preencherá seus dados como nome, sobrenome, e-mail e senha.
Para instalar o Mendeley:
- Acesse o site através do link:  https://www.mendeley.com/download-desktop-new/. 
- Siga o passo a passo para fazer a instalação.
Caso tenha dificuldades, assista um tutorial disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=ET6FvSKu49Q&t=43s


Aguardamos todos/as/es vocês (com plena saúde e empolgação) para participarem do nosso próximo encontro. Atentem-se às postagens!

Por fim, segue o planejamento das aulas, com datas e tópicos de conteúdos, discutido durante a aula.

Agosto

1-      Síncrona 29/08 - plano da disciplina; pesquisa e sua dinâmica

TOTAL DE 1 AULA


Setembro

2-      Síncrona 05/09 - diálogo sobre as leituras e registros / sistema booleano em repositórios ou bases;  – pedir instalação Mendeley

3-     Assíncrona [05/09 a 11/09] - Revisão Sistemática da Literatura e exploração de outras bases de pesquisa

4-    Síncrona 12/09 - diálogo sobre a atividade de busca nas bases (dizer da atividade a ser entregue na aula n. 5) introdução ao uso do Mendeley enquanto gerenciador de referência;  – pedir instalação SPSSExcel; QGis

5-    Síncrona 19/09 - entrega da atividade Revisão de Sistemática da Literatura; divisão dos procedimentos de pesquisa, por grupo, a serem apresentados no 12º encontro; aprofundamento no Mendeley (professora convidada);

6-    Síncrona 26/09 - conhecendo e explorando um banco de dados - Excel

        TOTAL DE 5 AULAS


Outubro

7-   Síncrona 03/10 - censo educacional (Educação Básica e Superior) - SPSS

8-   Assíncrona [03/10 a 09/10] - Censo educacional (Educação Básica e Superior) - SPSS

9-   Síncrona 10/10 - georreferenciamento de dados (QGis) - tratamento de dados com o QGis

10-  Síncrona 17/10 -  georreferenciamento de dados (QGis) - construção de mapas temáticos coropléticos

11-  Síncrona 24/10 - pesquisa primária - Ética em Pesquisa (aula em ambiente distinto ao da sala de aula)

12-  Síncrona 31/10 - apresentação dos grupos sobre procedimentos de pesquisa

TOTAL DE 6 AULAS

Observação: a data de 24/10, por ser aniversário de Goiânia, pode ser mudada, pois temos um dia livre em novembro (07/11).


Novembro

13-  Síncrona 14/11 - pesquisa primária (Questionários, entrevista e observação)

14 - Síncrona 21/11 - pesquisa primária (Questionários, entrevista e observação) e preparação do campo

15-  Síncrona 28/11 - vivência de campo;

TOTAL DE 3 AULAS

Dezembro

16-   Síncrona 05/12 – Diálogo sobre a pesquisa de campo; Análise de Conteúdo; NVIVO e procedimentos de análise de dados

17-   Assíncrona [05/12 a 11/12] - produção do relatório - orientação em grupo 

18-  Síncrona 19/12 – apresentação do relatório de campo; entrega do portfólio e finalização da disciplina

TOTAL DE 3 AULAS

Observação: demos mais uma semanda para a produção do relatório e organização do portfólio... Professores gente fina! 😁



Um super abraço!!!

Ricardo e Pietrafesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário