quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Sexto encontro (26/09) - Aula sobre pesquisa quantitativa: banco de dados

 Olá,

Na aula de hoje discutimos sobre aspectos introdutórios sobre pesquisa quantitativas, a partir de tratramento de dados básicos, com uso do Excel. Vimos sobre construção de dados, recortes, construção de tabelas, gráficos, cálculo percentual, além de compreensão do que vem a ser um banco de dados e como proceder em análises.

Segue primeira parte do vídeo da aula. Para acesso, clique na figura ou no link em seguida:

Primeira parte:







Clique no link da primeira parte: LINK 1


Segunda parte:







Clique no link da primeira parte: LINK 2


Passamos uma atividade para realizar com uso da base de dados em Excel. Pode ser que não consigam fazer um ou outro exercício, o que é esperado. Nos comprometemos a fazer um vídeo resolvendo cada um deles, mas isso só depois do próximo encontro, para que possam tentar fazer por conta própria ou com auxílio de colegas. Julgamos isso importante.


Essa parte, como foi comentado na aula, foi o nosso "escalda pés", parte gostosa do processo, tranquila e sem nenhuma complexidade aparente no processo de análise de dados.

Para o segundo momento, agora com uso do SPSS, adentraremos um pouco mais a afundo, mas não caracterizando em uma  dolorosa "limpeza de pele" ou mesmo um processo de "tratamento de fenol", nada disso. Como queremos cuidar bem da pesquisa de vocês, o procedimento, quando muito, se aproxima mais de um "microagulhamento" seguido de um "rejuvenescimento de pele", finalizando com uma boa massagem relaxante... 


Sqn!

ATENÇÃO:

Como dito, nos próximos encontros, sexto e sétimo, exploraremos bases de dados de pesquisas quantitativas mais amplas e complexas e também nos aprofundaremos em análises. Para tanto, faz-se necessário instalar o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) - um dos mais antigos e utilizados softwares do mundo.

  • Baixe o pacote SPSS, versão 20, em seu computador: LINK
  • Segue roteiro para instalação do SPSS (material detalhado): LINK

Quem não tiver experiência em instalação de software, procure algum colega com experiência para lhe auxiliar.


Outra questão:

Segue sugestão de materiais para subsidiar as apresentações dos grupos


Orientações para a apresentação:

Apresentação em slides (Power Point, Prezi ou outro) contendo, no mínimo, os seguintes elementos acerca dos procedimentos de investigação:

a) aspectos históricos
b) características fundamentais
c) conceitos, variações e principais autores
d) procedimentos para a pesquisa
e) considerações finais
f) referências

Até o próximo encontro!!!


Ricardo e Pietrafesa.

domingo, 22 de setembro de 2024

Quarto e quinto encontros - Mendeley (12/09 e 19/09)

Olá,

Demoramos na postagem sobre o quarto encontro, ocorrido no dia 12/09/2024, em função do acúmulo de atividades como bancas, publicações e pareceres em revistas pendentes. Mas pensamos que esta postagem chega em tempo.

Vamos lá...

No dia 12/09, durante o quarto encontro, a ideia foi mostrar as potencialidades do Mendeley, não apenas como gerenciador de referência, mas como instrumento de apoio à pesquisa — que nos auxilia na execução da revisão da literatura, nos possibilita fazer a leitura dos textos, compartilhar materiais e referências, bem como na escrita — articulando os materiais lidos e comentados com o texto, além de auxiliar nas citações e referências.

Temos ciência de que fizemos isso de forma rápida e sem muita atenção aos detalhes, sabendo que, no encontro seguinte, uma professora convidada nos daria esse suporte.

Pois assim ocorreu... No dia 19/09, tivemos a grata satisfação de contar com a presença da Profa. Uyara, que gentilmente cedeu seu tempo (colocando um professor substituto em sua escola) para nos atender. Como solicitado, ela foi bem tranquila, fazendo um passo a passo. Como em todo momento enfatizamos para vocês que não se tratava de um curso de Mendeley (assim como também não teremos curso de Excel, Quantum GIS, SPSS, NVivo e outros), no sentido de que a disciplina visa trazer as diferentes tecnologias para o campo da pesquisa, na produção científica, como apoio ao/a pesquisador/a, a Profa. Uyara iniciou a aula mostrando o uso que fez do Mendeley em uma de suas pesquisas, como explorou as ferramentas e como conduziu e organizou todo o processo. Em seguida, avançou para outras possibilidades e respondeu às questões apresentadas pelos/as acadêmicos/as.

Por fim, embora muitos ainda gostassem que o encontro continuasse, infelizmente a disciplina não comporta tal aprofundamento.

Figura 3. Descrição da foto para acessibilidade.
Fotografia da aula do dia 19/09. Na mesa a Profa. Uyara e o estudante Iury Kesley. À direita o Prof. José Paulo Pietrafesa. Ao redor, vários/as estudantes da disciplina. Na foto aparece uma tela que projeta a imagem de uma atividade no Mendeley.

Combinamos com a turma de gravar a aula, assim, poderíamos preservar a memória do encontro, podendo retornar a cada momento e revisar/aprofundar sobre um recorte de interesse. Como a aula é muito extensa, dividimos o vídeo em dois momentos — antes do intervalo e depois do intervalo. Para acessar o material, clique nas figuras 1 e 2 seguintes, ou nos links subsequentes às figuras.

Figura 1: primeira parte do vídeo

Link 1: Clique Aqui


Figura 2: primeira parte do vídeo
Link 2: Clique Aqui

Bom, vamos para a terceira atividade proposta da disciplina 😱 (quem não lembra das duas primeiras, são elas: registro de leitura dos três primeiros capítulos da obra de Mirian Goldenberg [aula 1] - atividade individual; procedimentos de investigação, em grupo, a serem apresentados no dia 31/10, no 12º encontro):

Individualmente, cada um/a deverá fazer uma busca nas diferentes bases exploradas (BDTD, Catálogo Capes de Teses e Dissertações, Portal Capes de Periódicos, Scielo, Eric, Google Acadêmico, ou outra), a partir da construção de uma estratégia de busca (script) valendo-se da estratégia booleana de busca combinada com possível uso de operadores curingas, tendo como referência o objetivo proposto para estudo no mestrado ou doutorado. Não esquecer de colocar a data da busca (isso faz diferença), estabelecimento de critérios de filtros e de inclusão (caso seja necessário, colocar os critérios de exclusão) e fazer um relatório documentando cada uma das etapas, expondo o quantitativo de material. Após as etapas, fazer uma tabela demonstrando os trabalhos selecionados, contendo, minimamente, os seguintes elementos: número sequencial de trabalhos encontrados, ano de publicação, título do trabalho, autor/a/es/as. Esse relatório não deverá ser apresentado na próxima aula, mas deverá ser colocado no portfólio individual, juntamente com os demais elaborados. Ao fim da disciplina, o portfólio será objeto de avaliação. Assim, caprichem!

ATENÇÃO:

O próximo encontro será sobre pesquisa com fontes quantitativas. Abordaremos nos próximos encontros estratégias para levantamento de dados disponíveis em bases, tratamento estatístico, além da construção de banco de dados. Construiremos tabelas simples e cruzadas, por categorias ou filtros, gráficos variados, além da realização de testes e análises.

Para a próxima aula, dia 26/09, peço que façam o download dos materiais disponibilizados, cujo acesso se dá pelo clique na figura ou no link seguinte:

Material para aula (26/09)




Segue atividade da planilha: LINK


Na próxima postagem, encaminharemos a solicitação de instalação do SPSS e do QGIS, ferramentas que serão utilizadas em aulas posteriores.

Por enquanto é isso.

Até o próximo encontro!


Ricardo e Pietrafesa.




quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Terceiro encontro - aula assíncrona - Revisão Sistemática da Literatura

 Olá,

Na aula do dia 05/09/2024 exploramos algumas bases de referência, dentre as quais ampliamos para buscas em outras bases bibliográficas (artigo, dissertações e teses), reforçando as estratégias de busca. Também exploramos a revisão da literatura e revisão sistemática da literatura, a partir das etapas, procedimentos e técnicas de seleção de materiais.

Segue link da aula assíncrona que gravamos para que vocês possam compreender melhor:

https://drive.google.com/file/d/1US9anYRXqV4_XY5mRR9LtgOHaZzSZnfl/view?usp=sharing


Na aula exploramos a base de artigos do Portal de periódicos da CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/, além de outras:

Scientific Eletronic Library online - Scielo: https://www.scielo.br/

Institute of Education Sciences - ERIC: https://eric.ed.gov/

Caso tenham curiosidade, acessem outras bases pelos links:

Não poderia também de deixar de apresentar a Biblioteca Digital Domínio Público, cujo rico material é, como o próprio nome diz, de domínio público, ou seja, livre para usos diversos:

Para o próximo encontro, utilizaremos o Mendeley, um potente gerenciador de referência. Pedimos que façam a instalação desse software, cujas indicações encontram-se na postagem anterior.

Vamos que vamos!!

Ricardo e Pietrafesa

Segundo encontro 05/09 - Acesso às bases de referência

Olá,

Em nosso segundo encontro (05/09/2024) conversamos sobre a leitura do livro da Mirian Goldenberg - A arte de pesquisar. Foi muito boa a discussão e a interação de vocês trouxe novos olhares.

No segundo momento da aula, organizamos a sala em oito grupos, com integrantes do nosso PPGE e estudantes de Moçambique, cursando mestrado ou doutorado na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique.

No terceiro momento da aula, iniciamos uma discussão sobre base ou bancos digitais de dissertações e teses, dentre os quais, exploramos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
Abordamos sobre o sistema booleano de buscas, adotandos os operadores AND, OR, NOT e os caracteres curingas: "", ( ), *, ? utilizados de forma isolada e combinada nos direcionando ao Scrip ou estratégia de busca.
Aprendemos sobre o sistema booleano de busca, a partir dos operadores: AND, OR, NOT, bem como itens de agrupamento, caracteres curingas: parênteses ( ) - para organização dos operadores booleanos, aspas " ", para composição de termos ou descritores compostos, além do (*) e interrogação (?).

Veja o link do endereço das bases de teses e dissertações trabalhados:

Catálogo de Teses e Dissertações da Capes: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/
Banco Digital de Teses e Dissertações: https://bdtd.ibict.br/vufind/


  • TEXTOS DE SUPORTE

Material 2:  Revisão narrativa e revisão sistemática

Material 3: Revisão sistemática - apresentação ppt

Material 4: Revisão integrativa

 

Para complementar a aula, segue outro material que aborda sobre as bases de dados de referências em educação e áreas afins. Basta clicar na figura ou no link para baixar o livro. Boa leitura!!!



O mais importante nesse momento é fazer uso dessas ferramentas no sentido de construir uma estratégia de busca que "dê conta" de encontrar materiais que dialoguem com seu tema e objeto de estudo.


No próximo encontro, vamos conversar sobre outras bases, seus achados, dúvidas e questões. Fica o convite...

IMPORTANTE:
Gostaria, por último, que providenciasse para o próximo encontro a instalação do software Mendeley para acompanhamento da aula. Você pode baixá-lo pelo sítio eletrônico: https://www.mendeley.com. Segue informações de apoio:

Para criar uma conta no Mendeley:
- Clique em “create a free accont” para criar uma conta, onde você preencherá seus dados como nome, sobrenome, e-mail e senha.
Para instalar o Mendeley:
- Acesse o site através do link:  https://www.mendeley.com/download-desktop-new/. 
- Siga o passo a passo para fazer a instalação.
Caso tenha dificuldades, assista um tutorial disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=ET6FvSKu49Q&t=43s


Aguardamos todos/as/es vocês (com plena saúde e empolgação) para participarem do nosso próximo encontro. Atentem-se às postagens!

Por fim, segue o planejamento das aulas, com datas e tópicos de conteúdos, discutido durante a aula.

Agosto

1-      Síncrona 29/08 - plano da disciplina; pesquisa e sua dinâmica

TOTAL DE 1 AULA


Setembro

2-      Síncrona 05/09 - diálogo sobre as leituras e registros / sistema booleano em repositórios ou bases;  – pedir instalação Mendeley

3-     Assíncrona [05/09 a 11/09] - Revisão Sistemática da Literatura e exploração de outras bases de pesquisa

4-    Síncrona 12/09 - diálogo sobre a atividade de busca nas bases (dizer da atividade a ser entregue na aula n. 5) introdução ao uso do Mendeley enquanto gerenciador de referência;  – pedir instalação SPSSExcel; QGis

5-    Síncrona 19/09 - entrega da atividade Revisão de Sistemática da Literatura; divisão dos procedimentos de pesquisa, por grupo, a serem apresentados no 12º encontro; aprofundamento no Mendeley (professora convidada);

6-    Síncrona 26/09 - conhecendo e explorando um banco de dados - Excel

        TOTAL DE 5 AULAS


Outubro

7-   Síncrona 03/10 - censo educacional (Educação Básica e Superior) - SPSS

8-   Assíncrona [03/10 a 09/10] - Censo educacional (Educação Básica e Superior) - SPSS

9-   Síncrona 10/10 - georreferenciamento de dados (QGis) - tratamento de dados com o QGis

10-  Síncrona 17/10 -  georreferenciamento de dados (QGis) - construção de mapas temáticos coropléticos

11-  Síncrona 24/10 - pesquisa primária - Ética em Pesquisa (aula em ambiente distinto ao da sala de aula)

12-  Síncrona 31/10 - apresentação dos grupos sobre procedimentos de pesquisa

TOTAL DE 6 AULAS

Observação: a data de 24/10, por ser aniversário de Goiânia, pode ser mudada, pois temos um dia livre em novembro (07/11).


Novembro

13-  Síncrona 14/11 - pesquisa primária (Questionários, entrevista e observação)

14 - Síncrona 21/11 - pesquisa primária (Questionários, entrevista e observação) e preparação do campo

15-  Síncrona 28/11 - vivência de campo;

TOTAL DE 3 AULAS

Dezembro

16-   Síncrona 05/12 – Diálogo sobre a pesquisa de campo; Análise de Conteúdo; NVIVO e procedimentos de análise de dados

17-   Assíncrona [05/12 a 11/12] - produção do relatório - orientação em grupo 

18-  Síncrona 19/12 – apresentação do relatório de campo; entrega do portfólio e finalização da disciplina

TOTAL DE 3 AULAS

Observação: demos mais uma semanda para a produção do relatório e organização do portfólio... Professores gente fina! 😁



Um super abraço!!!

Ricardo e Pietrafesa.