Olá,
Demoramos na postagem sobre o quarto encontro, ocorrido no dia 12/09/2024, em função do acúmulo de atividades como bancas, publicações e pareceres em revistas pendentes. Mas pensamos que esta postagem chega em tempo.
Vamos lá...
No dia 12/09, durante o quarto encontro, a ideia foi mostrar as potencialidades do Mendeley, não apenas como gerenciador de referência, mas como instrumento de apoio à pesquisa — que nos auxilia na execução da revisão da literatura, nos possibilita fazer a leitura dos textos, compartilhar materiais e referências, bem como na escrita — articulando os materiais lidos e comentados com o texto, além de auxiliar nas citações e referências.
Temos ciência de que fizemos isso de forma rápida e sem muita atenção aos detalhes, sabendo que, no encontro seguinte, uma professora convidada nos daria esse suporte.
Pois assim ocorreu... No dia 19/09, tivemos a grata satisfação de contar com a presença da Profa. Uyara, que gentilmente cedeu seu tempo (colocando um professor substituto em sua escola) para nos atender. Como solicitado, ela foi bem tranquila, fazendo um passo a passo. Como em todo momento enfatizamos para vocês que não se tratava de um curso de Mendeley (assim como também não teremos curso de Excel, Quantum GIS, SPSS, NVivo e outros), no sentido de que a disciplina visa trazer as diferentes tecnologias para o campo da pesquisa, na produção científica, como apoio ao/a pesquisador/a, a Profa. Uyara iniciou a aula mostrando o uso que fez do Mendeley em uma de suas pesquisas, como explorou as ferramentas e como conduziu e organizou todo o processo. Em seguida, avançou para outras possibilidades e respondeu às questões apresentadas pelos/as acadêmicos/as.
Por fim, embora muitos ainda gostassem que o encontro continuasse, infelizmente a disciplina não comporta tal aprofundamento.
Figura 3. Descrição da foto para acessibilidade.Fotografia da aula do dia 19/09. Na mesa a Profa. Uyara e o estudante Iury Kesley. À direita o Prof. José Paulo Pietrafesa. Ao redor, vários/as estudantes da disciplina. Na foto aparece uma tela que projeta a imagem de uma atividade no Mendeley.Combinamos com a turma de gravar a aula, assim, poderíamos preservar a memória do encontro, podendo retornar a cada momento e revisar/aprofundar sobre um recorte de interesse. Como a aula é muito extensa, dividimos o vídeo em dois momentos — antes do intervalo e depois do intervalo. Para acessar o material, clique nas figuras 1 e 2 seguintes, ou nos links subsequentes às figuras.
Figura 1: primeira parte do vídeo
Figura 2: primeira parte do vídeo
Bom, vamos para a terceira atividade proposta da disciplina 😱 (quem não lembra das duas primeiras, são elas: registro de leitura dos três primeiros capítulos da obra de Mirian Goldenberg [aula 1] - atividade individual; procedimentos de investigação, em grupo, a serem apresentados no dia 31/10, no 12º encontro):
Individualmente, cada um/a deverá fazer uma busca nas diferentes bases exploradas (BDTD, Catálogo Capes de Teses e Dissertações, Portal Capes de Periódicos, Scielo, Eric, Google Acadêmico, ou outra), a partir da construção de uma estratégia de busca (script) valendo-se da estratégia booleana de busca combinada com possível uso de operadores curingas, tendo como referência o objetivo proposto para estudo no mestrado ou doutorado. Não esquecer de colocar a data da busca (isso faz diferença), estabelecimento de critérios de filtros e de inclusão (caso seja necessário, colocar os critérios de exclusão) e fazer um relatório documentando cada uma das etapas, expondo o quantitativo de material. Após as etapas, fazer uma tabela demonstrando os trabalhos selecionados, contendo, minimamente, os seguintes elementos: número sequencial de trabalhos encontrados, ano de publicação, título do trabalho, autor/a/es/as. Esse relatório não deverá ser apresentado na próxima aula, mas deverá ser colocado no portfólio individual, juntamente com os demais elaborados. Ao fim da disciplina, o portfólio será objeto de avaliação. Assim, caprichem!
ATENÇÃO:
O próximo encontro será sobre pesquisa com fontes quantitativas. Abordaremos nos próximos encontros estratégias para levantamento de dados disponíveis em bases, tratamento estatístico, além da construção de banco de dados. Construiremos tabelas simples e cruzadas, por categorias ou filtros, gráficos variados, além da realização de testes e análises.
Para a próxima aula, dia 26/09, peço que façam o download dos materiais disponibilizados, cujo acesso se dá pelo clique na figura ou no link seguinte:
Material para aula (26/09)
Segue atividade da planilha: LINK
Na próxima postagem, encaminharemos a solicitação de instalação do SPSS e do QGIS, ferramentas que serão utilizadas em aulas posteriores.
Por enquanto é isso.
Até o próximo encontro!
Ricardo e Pietrafesa.